O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) zerou a fila de cirurgias ortopédicas dos pacientes de 67 municípios da região Sul e iniciou um mutirão para procedimentos cirúrgicos em adultos e crianças. A informação é do secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, que conferiu de perto os trabalhos nesta sexta-feira (7) ao inspecionar a unidade localizada no município de Ilhéus.
O HRCC já realizou mais de 1.200 procedimentos ortopédicos entre janeiro e agosto deste ano. De acordo com o titular da pasta da Saúde, "embora a demanda seja grande, o hospital conseguiu realizar os procedimentos de todos os usuários regulados que aguardavam por uma vaga", afirma Vilas-Boas.
Mutirão de cirurgia
O Hospital Regional Costa do Cacau realizará nas 287 cirurgias eletivas dos pacientes triados entre 30 de julho e 4 de agosto nos municípios de Camacan e Ubaitaba. As cidades centralizaram o atendimento pré-operatório de 23 municípios.
No caso dos pacientes adultos, as cirurgias ofertadas são hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia, colecistectomia e tireoidectomia (retirada da tireoide). Já para as crianças de 4 a 13 anos são disponibilizadas as cirurgias de amigdalectomia com adenoide; hernioplastias inguinal, umbilical e epigástrica; retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia). Por: bocãonews