O Projeto Escolas Culturais, do Governo do Estado, realizará nesta sexta feira (08), a partir das 14h, no Auditório do Colégio Modelo de Ilhéus, a 4ª EDIÇÃO DO BATALHA MUSICAL. O Batalha Musical é um projeto idealizado junto com estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Ilhéus, através da equipe de Coordenação Pedagógica e Professores. Tem por objetivo dinamizar o espaço cultural dentro da escola envolvendo os estudantes, artistas e a comunidade através da linguagem da música. Nessa edição estão convidados as Poetas Joémille Souza, Lunah Mv, Beatriz Vitoria e os poetas Cijay, Pawlista PDF e Marcu MC, todos participantes dos coletivos de Rap Ilhense! Além destas participações, haverá apresentações musicais realizada por estudantes do Colégio Modelo.
Na 3ª edição, o “Grupo Samba de Treita” de Silvandira Caldeira fez parte da programação, que tinha como tema o SAMBA. Nesta edição, a quarta e última
que será realizada nesse semestre, o foco foi direcionado para a POESIA. Já foram realizadas três edições, com os estudantes concorrendo entre si e com a participação dos artistas de Ilhéus em uma das edições.
O Projeto Escolas Culturais é uma ação do Governo do Estado da Bahia desenvolvido por meio da iniciativa interinstitucional firmada entre as Secretarias da Educação (SEC), da Cultura (SECULT) e da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), com a participação e gestão do Instituto de Ação Social Pela Música (IASPM).
A iniciativa tem como objetivo dinamizar a cultura nos territórios de identidade, incentivar o uso da escola como Equipamento Cultural e de Interação Social, além de colaborar com a redução dos índices de vulnerabilidade infanto-juvenil, violência e evasão escolar.
As atividades foram iniciadas no mês de abril, em 85 municípios do estado, distribuídos nos 28 territórios de Identidade. Em Ilhéus, a ação está sendo implantada no Colégio Modelo e comunidade artística.
O Projeto promoverá atividades sociais, educacionais e culturais por meio de ações diversas sempre dialogando com audiovisual, música, dança, artes literárias e demais expressões artísticas, além da participação da Rede de Proteção Social do município. Dessa forma, o projeto irá estabelecer um ambiente de troca entre saberes produzidos na escola e os saberes populares tradicionais de idosos, mestres e mestras, artistas e fazedores de cultura das comunidades.